Imagine que você leva dez anos construindo uma marca de vinho. Investe em rótulo, em posicionamento, em presença em feiras e restaurantes. O nome começa a circular no mercado, os sommeliers reconhecem, os clientes buscam especificamente pelo seu produto.
Então você descobre que outra empresa registrou esse nome no INPI. E que juridicamente, independentemente de quem usou primeiro, quem detém o registro tem o direito exclusivo de uso.
Esse cenário não é hipotético. Acontece com vinícolas de diferentes portes, em diferentes regiões, com marcas de diferentes estágios de consolidação. E quando acontece, as opções disponíveis são caras, lentas e com resultado incerto.
No Brasil, o direito sobre uma marca não pertence a quem a criou ou a quem a usa há mais tempo. Pertence a quem a registrou primeiro.